quarta-feira, 25 de junho de 2008

Aprendendo sobre pedagogia empresarial.


Você conhece pedagogia empresarial? Não?!!! Hahah eu conheço + ou - , + pra – do que pra + hahahah, haaaaaaaa mas eu tenho boas notícias, eu estou aprendendo , então pensei comigo que tal mudar um pouquinho o foco do blog para a empresa? É pois é, estou no 7° período da facul e estou fazendo habilitação em pedagogia empresarial, ainda não conheço muita coisa , mas se você não conhece nada de pedagogia empresarial eu tenho 2 notícias, uma boa e uma má . A má notícia é que eu só conheço um pouco + que você hahahhahaha, no stress, brincadeirinha!!! A boa notícia é que vou compartilhar tudo o que estou aprendendo com você aÊÊÊÊ gostou né ?!!! rs

Desde sempre, o pedagogo tem se caracterizado como o profissional responsável pela docência e especialidades na educação, tais como: Direção, Coordenação, orientação e Supervisão, entre outras atividades específicas da escola. Em outras palavras todo mundo acha que pedagogo é o que??? Me diga você: PROFESSOR, éééé eu sabia que você responderia isso também. Dificilmente, encontramos o profissional da educação desvinculado da escola propriamente dita e inserido em outras atividades, como empresas, mesmo que este trabalho refira-se à educação.

De modo geral o pedagogo é um estudioso das ações educativas que ocorrem em todas as vidas sociais, culturais e intelectuais do sujeito inserido em uma sociedade na qual ele contribui para o seu desenvolvimento. Agora repare só o nome do blog “pedagogia como forma de vida”, entende por que eu coloquei esse nome no blog?!!!
J
á passou a época em que o pedagogo ocupava-se somente da educação infantil, iiiii já era rs! Queremos +. A pedagogia hoje dispõe de uma vasta área de atuação, que inclui, além de instituições de ensino, empresas dos mais diversos setores.Lembre-se é necessário separar o que é escolar do que é educativo.

O pedagogo pode atuar em todas as áreas que requerem um trabalho educativo, mas apenas formar-se pedagogo não é suficiente, ainda + com a nova grade da pedagogia, quero lembrar a você que agora as habilitações em: pedagogia empresarial, gestão e orientação, só existiram em nível de pós-graduação, então para conquistar um cargo em uma companhia, é necessário buscar outros conhecimentos relacionados à educação corporativa, formação continuada , educação de adultos - por meio de cursos de especialização, gestão de pessoas, gestão de projetos ,mestrados doutorados e etc.

O curso de pedagogia ainda está muito voltado para a escola, porém observa-se que isso está mudando, as faculdades já estão revisando seus currículos, de modo que a formação de profissionais seja mais bem direcionada. Hoje, os alunos freqüentam estágios focados no trabalho em empresas, mas não saem das faculdades especialistas nesta área. Ainda é preciso analisar quais conhecimentos e habilidades específicas serão exigidas no curso para que não surjam problemas no exercício da profissão. “Este assunto requer muito estudo para evitar que o trabalho do pedagogo empresarial colida com o de outros profissionais, como assistente social ou psicólogo organizacional.”

Como não poderia deixar de ser, as funções desempenhadas pelo pedagogo dentro de uma companhia estão em constante movimento, já que são influenciadas por diversos fatores, como o desenvolvimento tecnológico, a competitividade e as exigências de mercado.pelo que vejo e estudo me parece que hoje as palavras de ordem dentro das organizações são: mudança e gestão do conhecimento.

Bom ficamos por aqui, será que deu pra dar uma iluminada? Não esquenta não, eu volto com muito + sobre pedagogia empresarial, afinal de contas eu fiz um trato com você, lembra? Vou dividir tudo o que eu aprender ok?



60 comentários:

  1. gostei demais da sua matéria e como faço pedagogia licenciatura plena vou fazer pós empresarial
    bijus
    camilla

    ResponderExcluir
  2. olá !!!q bom q tem pessoas q se interessam em dividir o conhecimento!!!gostei muito e aprendi bastante!!!estou no 1periodo de pedagogia!!!e já penso em me especializar! em pedagogia empresarial.q jesus continue te abençoando!!!lilian

    ResponderExcluir
  3. Ola,adorei o seu blog...
    Estou fazendo um trabalho sobre pedagogia empresarial, e ainda nao consegui entender qual é o espaco de atuacao da pedagogia empresarial, visto que o profissional, na minha opiniao, esta sempre fazendo as vezes do Rh.
    O que vc acha???
    Muito obrigada
    Bjinhos - Hélen

    ResponderExcluir
  4. ola, adorei seu blog.......
    gostei muito da seu trabalho!
    estou no último ano de pedagogia, agora tenho certeza que vou fazer uma pós em pedagogia empresarial.
    Clariou bastante minhas idéias.
    BEIJOS!!!!!!!!!
    Parabéns!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom, confesso estar bastante confusa, apesar de formada. Pois sou professora de educa;'ao infantil e nao estou muito satisfeita. Por isso estou pesquisando o que estudar na pos graduacao, e me interessei bastante por este assunto.
    Obrigada por compartilhar um pouquinho do seu conhecimento!!!

    Um grande Abraco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá !gostei muito do seu blog estou fazendo minha monografia com o tema pedagogia empresarial, continue....bjs

      Excluir
  6. oi.
    Que ótimo, saber que tem pessoas como vc.
    terminei o curso de Pedagogia e vou fazer a Pós
    em Pedagogia Empresarial.
    Espero pode contar sempre com sua ajuda.

    bjs.

    lourdescasabranca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. adorei saber q assim como tem mais gente interessada em mudar a visao do prissional pedagogo perante o ambinte social, eu estou terminando meu curso de pedagogia esse ano e ja fiz minha matricula na pós empresarial... espero aprender bastante... e qm quiser compartilhar o que aprendeu ai vai meu e-mail: rafaellenunes_5@hotmail.com
    bjos a tds...

    ResponderExcluir
  8. Adorei o conteudo estou cursando o 8º semestre de pedagogia. Fiquei muito entusiasmada com essa nova perspectiva.

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Parabéns pela iniciativa de compartilhar com todos o seu trabalho.
    Estou fazendo meu TCC sobre Pedagogia Empresarial, ainda estou um pouco confusa com o trabalho do Pedagogo dentro de uma empresa.
    Se vc puder me ajudar, ou pelo menos dar algumas dicas de bibliografia, agradeço imensamente!!
    fernanda_malves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!!!
    adorei sua matéria, faço pedagogia e estou indecisa quanto a minha monografia, penso em duas possibilidades: pedagogia empresarial ou hospitalar. A primeira porque trabalho em uma concessionária, a segunda porque sou técnica em enfermagem.
    vou deixar meu email se poder me ajudar...
    jucyprincy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. oi
    adorei seu comentario e muito dinamico e diferente!
    parabéns vc escreve muito bem
    bjus

    ResponderExcluir
  12. olá

    Gostaria de saber qual a diferença de pedagogia empresarial e pedagogia nas organizações?

    Abrçs,

    ResponderExcluir
  13. OI, EVELYN
    ESTOU NO 4º SEMESTRE DE PEDAGOGIA E ULTIMAMENTE TENHO PENSADO EM EXPANDIR MEUS CONHECIMENTOS PARA UMA ÁREA ALÉM DA ESCOLAR.
    GOSTEI MUITO DAS SUAS DICAS.
    BEIJINHOS,E CONTINUE DIVULGANDO SEUS CONHECIMENTOS NA ÁREA.

    ResponderExcluir
  14. OLÁ POR FAVOR ESTOU FINALIZANDO MEU TCC E COM MUITA DIFICULADE EM ENCONTRAR MATERIAL SOBRE PEDAGOGIA EMPRESARIAL/INDUSTRIAL E HOPISTALAR, TEM ALGUM DICA DE LIVRO OU DE SITE ONDE EU POSSA CONSEGUIR FUNDAMETAÇÃO TEÓRICA? PRECISO COM CERTA URGÊNCIA POIS O PRAZO ESTÁ SE ESGOTADO....OBRIGADA. drigomes13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Concordo com você quando diz que todo mundo diz que pedagogo é a mesma coisa que professor, pois não é. Eu ainda estou no primeiro periodo de pedagogia e já me interessei muito por essa area empresarial. Espero que possamos compartilhar opiniões.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Adoreii conhecer um pouco mais sobre Pedagogia Empresarial,pois estou terminando meu Ensino Medio esse ano so que com um detalhe faço Formação de professores.Então quando saimos temos uma visão de ´Pedagogia totalmente diferente do que é.Quero cursa Pedagogia e fazer pos em empresarial,mais naunm conhecia muito sobre o assunto,pois são vagas as informações repassadas.Foi muito esclarecedor as dicas e informções que você compartilhou com todos!!
    Parabéns e espero compreender uma pouco mais...bjinhux!!
    EMAIL:Papaulaflorencio@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Oiiii Evelyn
    Graças a deus t encontrei!!!Quer dizr ao google!!!hehehehe
    Estou concluindo o curso de Pedagogia Educação Infantil, mas quero fazer pós ou mestrado em Pedagogia Empresarial, gosto da Educação Infantil mas não é oq eu quero para mim.Desde o primeiro ano da facul tenho a ideia fixa da Pedagogia Empresarial, e quero mtooo...gostaria de saber quais as minhas chances nesta area, mesmo minha formação básica sendo educação infantil.
    Estou deixando meu e-mail nahmartins@bol.com.br
    ME AJUDAAAAAAAAAAA!!!
    Desde já t agradeço pela atenção!!!
    bjinhoss
    Natalia Martins

    ResponderExcluir
  18. OLÁ, SOU FORMADA EM PEDAGOGIA E PÓS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA, MAS AGORA ELABOREI UM PROJETO DE PALESTRAS MOTIVACIONAIS EM EMPRESAS E ESTOU COM MUITO VONTADE DE FAZER OUTRA PÓS EMPRESARIAL. DESTA FORMA, GOSTARIA DE SABER SE ANTES DE FAZER PEDAGOGIA EMPRESARIAL JÁ POSSO INICIAR MEU PROJETO EM EMPRESAS APENAS COM A FORMAÇÃO QUE JÁ TENHO?
    AGUARDO URGENTEMENTE RESPOSTAS.
    danilopes_pedagoga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. OLA MEU NOME E LUCIANA , E QUERO FAZER PEDAGOGIA ANO QUE VEM , JA FIZ FACULDADE DE ADMINISTRAÇAO , MAS QUERO FAZER DE PEDAGOGIA GOSTA MUITO DESTA AREA , QUERIA SABER MAIS A RESPEITO OBRIGADA , BJOS meu email e luluolivet@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. ole PE,á, sou nevinha ADOREI SUAS INFORMAÇÕES, ESTOU NO PRIMEIRO PERIODO DE PEDAGOGIA, MINHA PRA NESTA AREAIA É A POLÍTICA, ONDE DEVO MIM ESPSCIALISAR.

    ResponderExcluir
  21. Ola,que bom vc ter desejado colaborar com as pessoas,se possivel preciso da sua ajuda, sou formada em pedagogia -Orientação Educacional hà 22 anos,Psicopedagoga ,trabalhei em bancos e Multi Nacionais,há 15 anos atuo em outra área pois na ciadade onde moro somente agora surgiu a pós em Pedagogia Empresarial, e pretendo fazê-la. Como esta o mercado de trabalho nessa área?

    ResponderExcluir
  22. Olá Pessoal boa tarde! sou Jonas Amaral acadêmico do Centro Universitário Unirg e como estou trabalhando a minha Monografia com o tema: "Pedagogia Empresarial", gostaria e muito de receber ajuda de quem puder me ajudar, tenho que finalizar até maio ou junho e estou a 1000 por hora. Pode enviar direto para meu e-mail: jasillva@gmail.com Desde já agradeço a todos. Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Adorei saber que posso fazer a pós em pedagogia empresarial.

    ResponderExcluir
  24. oiii meu nome é cauana e gostei muito desse site.estou me formando agora em pegdagogia e estou fazendo minha monografia sobre pedagogia empresarial.
    ´
    gostaria muito de uma ajuda,pois tenho que entregar em junho e ainda estou no começo.
    podem enviar para o meu email:

    cauanaberilo@oi.com.br

    ficarei muito feliz com a ajuda

    abrigada



    podem enviar

    ResponderExcluir
  25. Olá, temos pós graduação de Pedagogia Empresrial em Nilópolis atualmente?
    E-mail: ai.azevedo@ig.com.br

    ResponderExcluir
  26. tem pós de pedagogia empresarial em nilópolis?
    Adriana
    ai.azevedo@ig.com.br

    ResponderExcluir
  27. adoreeeeeeeeeeeeei! estou no 1º periodo, mas quero fazer ped empresarial, luto por isso, quero que seja ampliado, as empresas precisam de pedagogos, viva a educação!!! adorei seu blog, ja sou sua fã.

    ResponderExcluir
  28. Olá! Eu me formei em Pedagogia Empresarial em 2001 e agora estou com um problemão!!!
    Na época em que me formei, os professores disseram que o curso seria bacharelado e licenciatura, mas na hora de receber o diploma, só estava como bacharelado e agora não estou podendo atuar na sala de aula e eu sou professora há 11 anos. Entrei em contato com a UNIC mas me disseram que não poderão carimbar atrás do diploma o apostilamento de licenciatura...e agora???Alguém pode me ajudar, como devo fazer???
    bjOs...FERNANDA!

    ResponderExcluir
  29. Olá! Adorei seus comentários, e a maneira como escreve bem informal, muito legal! Sabe, quase saí do curso de pedagogia, estou no segundo período. A educação realmente não pode estar aprisionada nas escolas foi o que sempre achei.
    Em tudo se faz educação, e como precisamos!!!!
    Vc me deu animo para continuar.Deixo meu email pois gostaria de sempre que possível receber comentários e ILUMINAÇAO rsrsrsr

    ResponderExcluir
  30. Olá meu nome é Carla e eu adorei seu blog,e proveito para te parabenizar por isso! Estou no 6ºperíodo querendo me especializar em O.E., mas a área empresarial me aguça a curiosidade, pois nós profissionais da educação devemos estar interados de tudo. Foi bem esclarecedor pra mim,pois além desta disciplina ser on-line na minha faculdade,eu percebo que o professores ficam receosos de explicar sobre esse novo âmbito educacional. Bjs e obrigada. DEUS TE ABENÇOE+E+!!

    ResponderExcluir
  31. Ah e meu e-mail é: carlas2mauricio@hotmail.com.bjksss

    ResponderExcluir
  32. adorei seus comentários sobre a pedagogia empresarial, ja que vc o colocou de forma diferente e ilária! parabéns!

    ResponderExcluir
  33. ólá amei seu blog,estou no terceiro Periodo de Pedagogia e mim enteresso bastante por Pedagogia empresarial .ajudou bastante a tirar minhas dúvdas a respeito da tarefa desenmpenhada por um Pedagogo dentro de uma empresa!!!!!!!!!!! obrigada

    ResponderExcluir
  34. Marly disse...
    Você está de parabens pelo Blog e pelo seu espírito de colaboração dividindo os seus conhecimentos com as pessoas interessadas em cursar pedagogia empresarial e hospitalar.
    Sou pedagoga e trabalho em escola pública. Porém, gostaria de trabalhar em hospitais.
    Obrigada de todo o coração!
    e-mail: marly-tortoretti@uol.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oi!!!Adorei seu blog...
    Estou terminando o curso de pedagogia e o tema do meu TCC é Pedagogia Empresarial, porem ainda não consegui fechar o assunto.Você tem alguma dica???Necessito de um HELP...Pensei em fechar na "Utilidade do pedagogo na empresa"mas acho muito vasto...O que você acha???

    ResponderExcluir
  36. Oi!!!Adorei seu blog...
    Estou terminando o curso de pedagogia e o tema do meu TCC é Pedagogia Empresarial, porem ainda não consegui fechar o assunto.Você tem alguma dica???Necessito de um HELP...Pensei em fechar na "Utilidade do pedagogo na empresa"mas acho muito vasto...O que você acha???

    ResponderExcluir
  37. Olá!Boa Tarde,seu blog realmente é muito interessante, uma vez estou concluindo o curso Pedagogia,e o tema d meu TCC é sobre a Peda gogia Empresarial.Com o tema:A importância do Pedagogo nos processos ed treinamento de pessoal nas empresas?
    Gostaria de receber dicas e sujestões.
    Desde ´ja Agradeço...
    Att
    Cássia

    ResponderExcluir
  38. ola adorei tudo q vc escreveu. pretendo fazer pedagogia e vc esclareceu muitas duvidas q eu tinha.
    BJS

    ResponderExcluir
  39. Bom parabéns pelo seu blog, no semestre passado eu apresentei minha monografia no curso de pedagogia sobre qual o papel do pedagogo nas organizações empresariais,só ai que percebi quanto o pedagogo é apto em aplicar todo oseu conhecimento para os funcionários de uma empresa, quem se aprofundar nesse assunto poderá ver quanto é gostoso saber cada vez mais sobre o seu papel. Agora eu vou me especificar na pós-graduação sobre administração empresarial.

    Abraços.. Jullyana

    ResponderExcluir
  40. Olá! Estou cursando o sétimo período de pedagogia na UNEAL- Universidade Estadual de Alagoas e resolvi fazer minha monografia em cima do assunto e procurando no google, vim parar no seu blog. ...Não sei quase nada sobre o assunto, pois só tive uma materia que mais se aproximou do tema que é a materia de recurso Humanos. Se vc tiver mais algum material na area e tiver disposta a me ajudar, ficaria muito grata. Vi q seu post é de 2008, então, acredito que vc tenha algum material ou algumas experiências que possa compartilhar.
    Fica com Deus.
    Juliana PS
    Email; juliana_23lj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Olá eu sou jardiane e adorei seu blog parabéns pela sua iniciativa pq seu blog ajuda a esclarecer as dúvidas de algumas pessoas inclusive a minha.

    ResponderExcluir
  42. Olá, meu nome é Mariana, e estou no segundo periodo do curso de pedagogia. Estou pesquisando um pouco sobre a pedagogia empresarial, e gostaria de saber se é uma profissão onde o mercado de trabalho nessa área é amplo,ou é uma área de dificil atuação?
    Obrigada, deixo meu e-mail, e parabéns pelo blog!
    Email: marianacosta.91@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. OLA MEU NOMME YANDRAH ESTOU NO ULTIMO SEMESTRE D PEDAGOGIA E SEMPRE TIVER CERTEZA QUE ÑAO QUERIA ATUAR EM ESCOLAS,ME DIGA COMO FAÇO PARA CONQUISTAR UMA VAGA NUMA EMPRESA COMO PEDAGOGO RECEM FORMADO? TENHO CHANCES?
    SABE QUANDO FALO QUE VOU ATUAR EM EMPRESAS MEUS COLEGAS ZOMBAM DE MIM, PORQUE SEGUDO ELES ESTADOS DO NORDESTE AINDA Ñ TEM ESTRUTURA PARA ACEITAR E ABRIR UM MERCADO OPCIONAL PARA A PEDAGOGIA ALEM DA ESCOLA.

    ResponderExcluir
  44. OI MEU NOME É MILZA FAÇO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA,MAS NÃO CONSIGO ME VER EM UMA SALA DE AULA,ASSISTIR UMA PALESTRA,SOBRE PEDAGOGIA CORPORATIVA FIQUEI MUITO ENTUSIASMADA,EAGORA VENTO O QUE VOCE COLOCOU NO SEU BLOG,FIQUEI APAIXONADA,TODOS RIEM QUANDO FALO QUE NÃO ME VEJO NUMA SALA DANDO AULA,MAS VOU FAZER A MINHA POS,ECOM CERTEZA VAI SER PEDAGOGIA CORPORATIVA.21/08/11

    ResponderExcluir
  45. Adorei o seu blog e sua iniciativa de esclarecer as pessoas sobre esse assunto.Faço pedagogia e pretendo fazer pós em pedagogia empresarial.Obrigada

    ResponderExcluir
  46. acheii o blog super interessante em breve começarei o 1 período em pedagogia,pra é tudo novo ainda,e como você falou...deu uma boa iluminada..rsrs...olha queria mais dicas,ou conselhos para que tudo dê mais certo,sei que ja estais bem experiente agora!!! desde já agradeço..sucesso pra você!!! por favor me responde,tá bjs!!
    Email: tanhya@live.com

    ResponderExcluir
  47. Eu tambem achei o site super interessante eu estou no ensino medio, tenho 15 anos e estou fazendo formaçao de professores no I.E.P.C.C em Magé eu me interessei muito nesse curso!!adorei e penso em fazer quando eu terminar o ensino médio!!

    ResponderExcluir
  48. Eu tambem achei o site super interessante eu estou no ensino medio, tenho 15 anos e estou fazendo formaçao de professores no I.E.P.C.C em Magé eu me interessei muito nesse curso!!adorei e penso em fazer quando eu terminar o ensino médio!!

    ResponderExcluir
  49. Olá, sou estudante de pedagogia, estou ainda no 1º período... Tenho muitas dúvidas... Mas estou adorando o curso. Acredito muito na educação e sei que posso ser uma coluna para a nova educação... Uma renovação. Adorei seu blog...
    Abraço! Nilda

    ResponderExcluir
  50. Amei sua matéria,descontraída e elegante! me identifiquei ou melhor adorei...
    já está na lista de Blogs preferidos.
    Abraços

    Norma Fernandes

    ResponderExcluir
  51. Boa Noite!!! Estou com uma duvida muito grande em Pedagogia Empresarial e Pedagogia Licenciatura!! Mas até o final do ano eu tenho que escolher;.... Bjs

    ResponderExcluir
  52. oi boa noite!!! gostei demais desse assunto estou fazendo um trabalho desse assunto e mim ajudou bastante
    bjsss

    ResponderExcluir
  53. gostei! parabéns,faço pedagogia e acho que vou pelo mesmo caminho.

    ResponderExcluir
  54. Atuo na Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa em uma empresa pública; estou na área de Educção a Distância; minha formação de base´é em Pedagogia - nas habilitações Supervisão, Adminsitração Escolar, Orientação Educacional e magistérios das matérias pedagógicas; fiz também Pós em Docência Superior; formações em Coach e PNL - Designer Instrucional; diante da extrema competência do pedagogo em trabalhar com grupos, penso que estamos capacitados e temos condições para isso, de desenvolver palaetra motivacionais, consultoria pedagógica voltado para aprendizagem em ambientes corporativos; mapeamento de equipes, etc... vejo que muitos pedagogos talvez não estejam vendo o potencial de trabalho de si e da área. Hoje, além de cursos, paletras e treinamenos, dou palestras aqui no Rio para estudantes do cursos de Pedagogia em Universidadades para que vislumbrem a carreira corporativa. É uma qustão de olhar e muita leitura na área.

    Att.;
    Edson Damião A. da Silva
    Pedagogo/Psicopedagogo Empresarial
    Caoch
    Educador Motivacional
    21 3477-4941 com.

    ResponderExcluir
  55. Muito bom, vai ser tema do meu TCC.

    ResponderExcluir
  56. Olá !
    Parabéns pelo blog!
    Gostaria de complementar seu blog com a parte de gestão de pessoas em projetos. O sucesso de grandes projetos depende de 2 fatores fundamentais que essa área da pedagogia empresarial converge: A gestão de RH e Gestão da comunicação.
    Atuo como gerente de projetos e por experiência afirmo que o tempo gasto nestas 2 atividades tomam uma boa parte do tempo do gerente de projetos.
    Gostaria de aproveitar para divulgar meu trabalho também!Estou ministrando um curso de 16 horas em gestão de projetos.
    Gestão de projetos é a bola da vez!
    Caso você , suas amigas e amigos tenham interesse em formar uma turma, favor entrar em contato.

    ResponderExcluir
  57. Boa Tarde!

    Tenho Uma Duvida:
    Quero fazer faculdade de Pedagogia-Licenciatura, mas
    Tenho Tatuagem pequena nome do meu Filho, fica no anteBraço será q vou ter alguma dificuldade em dá aula?MIRIAN

    ResponderExcluir
  58. boa noite, faço faculdade de pedagogia (indo pro 4º ano) e administração (no 2º ano) ja sei qual o tema que quero pro meu tcc " Atuação do Pedagogo em areas empresariais" so que não conheço autores que tenham conceitos ou algo do tipo que possa me ajudar na elaboração do mesmo. Preciso de ajuda, alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  59. Mt bom só q muito formal, vc devia escrever para qualquer pessoa entende. Fiq cm Deus

    ResponderExcluir

valew pela visita e espero ter ajudado. beijinhos e seja sempre bem vindo ao meu blog. aguardo a sua volta.