quarta-feira, 18 de junho de 2008

Estrutura do ato moral


O individuo só pode agir moralmente em sociedade, sendo assim a moral é uma consciência individual que se manifesta com sentido no âmbito social.

A estrutura do ato moral é composta pelo:

Motivo – aquilo que induz o sujeito a realizar algo,pode-se entender como aquilo que impulsiona a agir ou a procurar alcançar determinado fim.

Intenção ou fim: toda ação especificamente humana que exige certa consciência de um fim, ou antecipação ideal do resultado que se pretende alcançar.

Decisão pessoal: composta pela vontade ou livre arbítrio é caracterizada pela escolha de um fim.

Emprego de meios adequados: através dos meios realiza-se o fim escolhido e o seu emprego para obter assim o resultado desejado.

Resultado: o ato moral consuma-se no resultado, ou seja, na realização ou concretização do fim desejado.

Conseqüências: objetiva-se do resultado obtido, isto é, o modo como este resultado afeta aos demais.

14 comentários:

  1. muito bem estruturado o texto e é sobre um assunto que me interessa. ja agora sou portuguesa. obrigado por me ajudares.

    ResponderExcluir
  2. realmente incrivel o texto, parabens!

    ResponderExcluir
  3. obrigada fiz meu trabalho

    ResponderExcluir
  4. Nossaaa ajudou demais. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. bom texto me ajudou muito em meu trabalho
    obrigado.
    felipe 17 anos

    ResponderExcluir
  6. valeww por tudooo...
    gostei, me ajudou di ++++++

    ResponderExcluir
  7. oi muito obrigada... muito bom isso facilitou me na realizacao do trabalho..

    ResponderExcluir
  8. eu adorei este texto quanto mais eu lia mais queria ler

    ResponderExcluir
  9. ajudou a fazer o meu trabalho valeu

    ResponderExcluir
  10. ao fazer esta leitura , clariei minha mente e com certeza farei uma boa prova...obg

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o texto, com ele consegui dar uma luz no trabalho da minha amiga

    ResponderExcluir
  12. nosssa com a leitura do texto consegui pegar uma ideia de como responder as quiestoes do trabalho

    ResponderExcluir
  13. belo texto e boa interpretação.

    ResponderExcluir
  14. muito obrigado ajudou no meu trabalho

    ResponderExcluir

valew pela visita e espero ter ajudado. beijinhos e seja sempre bem vindo ao meu blog. aguardo a sua volta.