quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O que é um projeto?


Em uma definição acadêmica podemos definir projeto como um esforço temporário empreendido para alcançar um objetivo específico. Projetos são executados por pessoas, geralmente têm limitações de recursos e são planejados, executados e controlados.

Se você quiser saber + sobre a definição de projeto entra aki nesse link

definição de projeto na internet. clik aqui

Ok agora deixando o blá blá blá do projeto pra la´ vamos ao que interessa de verdade.

O pedagogo empresarial também é responsável pela elaboração de projetos dentro de uma empresa. Um projeto consiste em desenvolver competências e habilidades que gerem ou promovam no colaborador(funcionários ou líderes) a integração e interação em suas ações.

Podemos dizer que na linguagem pedagógica o projeto pode ser chamado de planejamento ( lembra do planejamento escolar?) .

Para a elaboração de um projeto devemos primeiramente pensar nas seguintes etapas:

1° JUSTIFICATIVA: nela consiste o motivo da existência do projeto, ou seja, para que serve o projeto. Deve-se conter na justificativa dados concretos para a sua elaboração, em outras palavras não devemos ficar filosofando na justificativa, pois para que um projeto seja aceito pelo gestor ( líder ou chefe( pra mim quem tem chefe é índio mas...) se preferir) deve-se conter motivos reais , objetivos e específicos quanto a sua existência.

2° OBJETIVO GERAL: qual a finalidade do projeto?

3° OBJETIVOS ESPECÍFICOS: quais são os pontos principais a ser desenvolvido?

4° METODOLOGIA: quais os recursos a serem usados ? como? Onde? O que? Por quê? Quando? Quanto?(recursos financeiros a gastar).

5° PÚBLICO ALVO: para quem se direciona o projeto ?

A partir destes princípios você pode começar a elaborar um projeto para a sua empresa, mediante a necessidade que ela apresenta. O pedagogo empresarial possui uma grande importância no RH na elaboração de projetos, pois é ele quem possui as bases educacionais capazes de serem melhores defendidas e definidas na elaboração de um projeto.

Na visão do pedagogo empresarial o desenvolver de um projeto representa um conjunto de atitudes que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, tem-se como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional do ser humano. Melhora resultados e conseqüentemente o clima organizacional da empresa, visa o aperfeiçoamento do desempenho , aumentando a produtividade e as relações inter-pessoas .

É a partir da elaboração de um projeto que surge os treinamentos. Lembra do que falei sobre a atuação do pedagogo na empresa? O pedagogo atua diretamente com T&D e conseqüentemente é o pedagogo que melhor desenvolverá um projeto de capacitação dos funcionários de uma empresa.

base teórica: Cleuza Pio



isso foi só o comecinho do nosso assunto sobre projeto ok!! ainda estarei falando + sobre projeto. Em breve estarei postando um modelo de projeto que fizemos( eu e os outros estagiários de pedagogia empresarial ).




6 comentários:

  1. Olá boa tarde , vc tem algum modelo de projeto?
    Agradeço

    ResponderExcluir
  2. mto bom me ajudou um pouco a clarear minha mente, pois estou
    com muitas duvidas sobre o projeto...vou aguardar o modelo do projeto
    seus ok!!!! diana obrigado

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de receber um modelo de projeto de pedagogia empresarial

    ResponderExcluir
  4. gostaria de receber um modelo de projeto, por favor

    ResponderExcluir
  5. Vc parou de postar no blog? Queria muito ver o exemplo de projeto de Pedagogia Empresarial.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de receber um modelo de projeto, por favor!

    ResponderExcluir

valew pela visita e espero ter ajudado. beijinhos e seja sempre bem vindo ao meu blog. aguardo a sua volta.