domingo, 11 de janeiro de 2009

A motivação no processo de Recrutamento e Seleção


Sei que ja faz bastante tempo que não coloco postagens novas aqui no blog, mediante a pedido de leitores que estão querendo fazer pedagogia empresarial resolvi voltar a postar matérias no blog. Então..........aqui estou rsrs postando coisas novas rsrs

O tema Motivação no Processo de Recrutamento e Seleção foi baseado em um trabalho que realizei durante o curso de pedagogia empresarial ( só a nivel de curiosidade o trabalho valia 5 e eu tirei 5 rsrs valew professora Rosimeire).


Segundo a autora Kátia Fonseca o processo de recrutamento e seleção é o momento para descobrir como será o comportamento das pessoas dentro da organização, é por isso que a autora traz a motivação como base para todos os processos de recrutamento. kátia fonseca ainda afirma que pessoas entusiasmadas nascem com traços de positivismo em sua personalidade e conseqüentemente carregam essa motivação em todos os ambientes da sua vida principalmente no seu ambiente de trabalho ou mesmo na hora de conseguir um emprego.
Dentre os fatores que perspassam pelo processo de motivação são eles denominados básicos e motivacionais onde os básicos se refere às condições que rodeiam o colaborador numa perspectiva ambiental entre tanto está satisfeito com algumas condições como por exemplo o salário, os benefícios, o clima organizacional etc podem não ser suficientes para uma realização pessoal que o torne um colaborador motivado. Dentre as condições que perspassam os fatores motivacionais os sentimentos de realização , crescimento e reconhecimento profissional são fatores que em muitos casos ultrapassam os chamados fatores básicos. A satisfação pessoal contribui efetivamente para a realização de suas atividades profissionais com efeitos mais duradouros e surpreendentes quanto à produtividade. Está satisfeito internamente com as condições não apenas físicas ( salário, ambiente de trabalho , política organizacional etc) como também situacionais ou emocionais ( realização das atividades, conteúdo do trabalho e das responsabilidades) são fatores indispensáveis para se ter um colaborador motivado com seu emprego , eficiente e eficaz na realização de suas atividades.





Agora que você ja tem uma noção sobre a importância da motivação no Processo de Recrutamento e Seleção , você conseguiria visualizar o papel do pedagogo empresarial nesse texto?

pense comigo....... o que o pedagogo empresarial poderia fazer para contribuir com o processo de motivação na empresa.



Se você quiser deixar aqui a sua resposta, é só me enviar um e-mail com a resposta que eu posto no Blog.


Na próxima postagem eu divulgo a minha resposta. Enquanto isso vão pensando , lembrem-se pessoal que me disse que vão fazer pedagogia empresarial, a criatividade é um forte aliado.



5 comentários:

  1. Gostei de ver ein, minha querida!
    Beijos e muito sucesso,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. me manda uma copia do seu TCC para o email arantes.elisabete@yahoo.com,aguardo obrigada.

    ResponderExcluir
  3. oi gostaria de uma ideia de projeto que possa ser aplicado na parte de seleção de funcionários.
    desde já obrigada!
    jhomem@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josemara olá, me de elementos , esse projeto é para implantar no seu local de trabalho ? é para algum trabalho de faculdade? você está pensando em inovar o setor de Recrutamento ? me explique me melhor assim poderei pensar em algum projeto com + precisão do que está buscando. bjinhos aguardo sua resposta.

      Excluir

valew pela visita e espero ter ajudado. beijinhos e seja sempre bem vindo ao meu blog. aguardo a sua volta.