segunda-feira, 14 de julho de 2008

História da pedagogia (como tudo começou)


Bom nos últimos dias eu recebi muitos pedidos e alguns e-mails pedindo para contar sobre a história da pedagogia. Então aqui estou atendendo aos pedidos.



autor (a) do texto: Profa. Maria Luiza Marins Holtz



Um Breve Histórico

Durante séculos e séculos, o problema educativo (a formação do caráter e da personalidade das pessoas) foi objeto de estudo e de meditação, sem que houvesse atribuído a este conjunto de conhecimentos, mais ou menos sistematizados qualquer designação específica.
Eram os filósofos que estudavam os problemas educativos.Porém, entre a realidade prática e a filosofia havia uma grande distância. Aos poucos, foram surgindo pessoas que começaram a se
relacionar diretamente com as questões práticas educativas,- os PEDAGOGOS.
Na Grécia e em Roma, chamava-se PEDAGOGO ao servo ou escravo que era guardião, conduzia e acompanhava as crianças. O próprio termo significa, aquele que conduz a criança.
Com o tempo, o PEDAGOGO, que começou como simples condutor ou guardião da criança, acabou por se transformar, em Roma, num Preceptor (mestre encarregado da educação
no lar). Quando Roma (que era guerreira), conquistou a Grécia, entre os prisioneiros reduzidos à escravidão, vieram muitos atenienses cultos e ilustrados, com habilidades e conhecimentos
que causavam muita admiração aos romanos.
Juvenal, em Roma, escreveu a respeito dos gregos atenienses:
Eles têm gênio galhofeiro, audácia pronta, linguagem fluente. Imaginais que seja um único indivíduo? Pois oculta,
dentro de si, uma infinidade. É ao mesmo tempo gramático, geómetra, pintor, advinho, médico, mágico, sabe tudo quanto quer saber, compreende tudo quanto quer compreender”.
Diante desta multiplicidade de conhecimentos, os romanos entregaram a educação dos seus filhos a gregos, seus escravos, muitos dos quais eram sábios, filósofos, sofistas, oradores,
matemáticos, pintores, etc ... - Os PEDAGOGOS-ESCRAVOS.
Com o desaparecimento da escravatura, sob influência do Cristianismo, o Pedagogo-Escravo deixou de existir. Passaram, então, a receber o nome de PEDAGOGOS, os estudantes pobres, que aprendiam com os filósofos e se instalavam, nos castelos senhoriais e nos solares (morada de famílias nobres), servindo de preceptores (professores encarregados da educação das crianças no lar) dos filhos dos fidalgos e dos grandes senhores. Enquanto estudavam, ensinavam.Recebiam em paga, pequenas importâncias. Na maioria dos casos, ensinavam a troco de hospedagem, alimentação, luz e roupa lavada.
Com o tempo, e como a instrução era de difícil acesso, estes PEDAGOGOS-ESTUDANTES começaram - com autorização dos respectivos senhores - a reunir aos filhos do palácio onde trabalhavam, outras crianças de famílias conhecidas da redondeza. Assim surgiram as primeiras escolas particulares.
Nessa época, a palavra PEDAGOGO, começou a ser usada como sinônimo de Mestre-escola.
Como estes Pedagogos passaram a se apresentar com ardoutoral de superioridade, o público passou a atribuir à palavra PEDAGOGO, durante muito tempo, o significado de pedante
(quem ostenta conhecimentos que na verdade não tem). Foi da palavra PEDAGOGO que derivou, o termo PEDAGOGIA, vocábulo que aparece para designar uma ciência e
uma arte que tinha raízes antiqüíssimas, quase tão velhas como a própria humanidade - a da educação das pessoas.
No século XVIII surge, pela primeira vez, no Dicionário daLíngua Francesa, o vocábulo PEDAGOGIA, como Ciência da Educação, que já se usava na linguagem corrente.
Com a formação definitiva da Ciência da Educação, o vocábulo PEDAGOGIA se enobreceu e enobreceu a palavra e a profissão de PEDAGOGO.

. Hoje o PEDAGOGO é o especialista em PEDAGOGIA,a Ciência e a Arte da Educação.

. Hoje o PEDAGOGO é o especialista em conduzir o comportamento das pessoas - e não apenas as crianças -para uma mudança de comportamento - aprendizagem - em
direção aos objetivos da Educação, o processo de formação
da personalidade humana equilibrada.

Referência bibliográfica

HOLTZ, Maria Luiza M. “Lições de pedagogia empresarial
”. MH Assessoria Empresarial Ltda., Sorocaba SP.

47 comentários:

  1. olá vou me formar em pedagogia !!gostei dos eu blog

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Eu fiz Adm em RH e me interessei muito pela parte de treinamento e desenvolvimento, tanto que sai da área administrativa e vim parar na área de Educação da empresa.

    Começarei meu novo curso no mês de agosto/09: Pedagogia.

    E resolvi pesquisar sobre o assunto e encontrei seu blog. Achei o texto da professora Maria Luiza, ótimo.

    obrigada

    ResponderExcluir
  3. Ola seus comentarios são muito bons exelentes!abraçosssssssssss simoneeilson@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. QUE MARAVILHA AMEI ESTE BLOG sou estudante de Pedagogia.

    ResponderExcluir
  5. paz e Bem!
    Sou Livonilde,moro em Bacabal -MA.Sou Pedadgoga e Psicopedagoga,quero parabenizar a Evelyn,(que é tambem o nome da minha filha)por ter postado este magnífico texto da Maria Luiza,que de forma simples fez uma retrospectiva histórica expressando o real significado da pedagogia.

    ResponderExcluir
  6. etou fazendo o meu artigo sobre o pedagogo na empresa e meu orientador pede o objeto inovador e eu n consigo achar o q ela quer pois ele disse q sobre esse tema ja ha varios trabalhos arquivados me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  7. oi sou Renata e estou fazendo pedagogia, gostei muito do seu blog, é muito bom para podermos saber um pouco mais a cada dia, a respeito da pedagogia em geral, thaul.
    renata.fcf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. ola vou me formar em pedagogia, gostei dos seus comentários, valeuuuu
    meu email é elaine.mkn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Francilene.
    Olá comecei o curso de pedagogia a pouco tempo
    nao conhecia totalmente a historia da pedagogia.
    Atraves desse texto tive a oportunidade de aprender muito mais...obrigada

    ResponderExcluir
  10. Taciana lira,estou cursando o curso de pedagogia .adorei ter lido a história da pedagogia, eu amo a pedagogia.
    tacianalira@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. olá meu nome é cristilaine e gostaria de fazer pedagogia gostei muito do sue blog e e gostaria que vc me desse algumas dicas. de livros e etc...

    ResponderExcluir
  12. ah esqueci meu imail é kiki_robson@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. comentário muito bom, adorei!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. gostei muito da esplicação da pedagogia, tenho sertesa de que foi bem esplicada e estuda com muitos detalhes e esplicação comopeencivas, e tenho sertesa de que vc pesqui da melhor maneirta posiveu de consegir as pessoas entenderem de um jeito muito mas fasio.

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu estou iniciando meus estudos em PEDAGOGIA por isso a olhada no blog mais quero deixar registrado aqui que gostei muito, PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu estou iniciando meus estudos em PEDAGOGIA por isso a olhada no blog mais quero deixar registrado aqui que gostei muito, PARABÉNS!
    natinha.oliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, tá gostando? Começo esse ano, e estou ansiosa. rs

      Excluir
    2. oi meninas , queria saber como faço pra me identificar , to muito em duvida de psicologia e pedagogia , mais eu gosto de ajudar as pessoas com conselhos sabe , e tentar ajudar o maximo a solucionar o problema , mais estou com essa duvida cruel , tem como voces me ajudarem ?

      Excluir
  17. ola,,me chamo Fernanda Souza,e pretendo me formar em pedagogia,,como faço para ter seu email pois gostaria de ter mais contatos,assim posso tirar mais duvidas,,grata à sua atençao,e parabéns pelo blog,,

    ResponderExcluir
  18. ola meu nome é patricia e faço pedagogia a distancia na universidade de mato grosso do sul em rio verde quero saber mais sobre o curso de pedagogia,de onde veio,como surgiu, como me aprofundar mais neste curso,eu fazia administraçao ,resolvi mudar p pedagogia pois tenho 2 filhos de 10a ,e outro de 2a,obrigada espero resposta,meu e-mail é : patricialubascatelan2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Oi...
    Eu vou fazer a 2° fase do vest. em pedagogia!!
    Não sei se e isso que cai
    poderia me ajudar?

    bjinhos
    ;*
    jhenyfer

    ResponderExcluir
  20. Oi Maria Luiza...
    Quero muita ser pedagoga...
    vou fazer o vestibular em fevereiro...queria muito umas dicas de como passar essa fase...
    o que cai?o que devo estudar?A redaçao?
    MSN:TatianaS2011@hotmail.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Hola, quero fazer pedagogia, mais não estudei nada pra fazer a prova no dia 6/02/11, por isso não me escrevi, o q faço e como devo estudar o assunto?

    ResponderExcluir
  22. Obrigado e gostaria muito se pudessem me responde.

    ResponderExcluir
  23. E se puder me responder meu Email é: beta-mauro@hotmail.com, grata.

    ResponderExcluir
  24. adorei seu blog sou estudante de pedadagogia adorei o texto

    ResponderExcluir
  25. Oie muito bonm seu comentário...
    sou estudante de pedagogia!
    juniguitar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. ótimo tinha dúvia sobre esta profissão, mas vc pois um nela. obg....

    ResponderExcluir
  27. Olá!!

    Pesquisei sobre Pedagogia e resolvi conhecer o seu blog!
    Quero ser uma Educadora, pois admiro os profissionais da área e por amar as crianças!

    Aqui eu acabei de ter certeza do que eu quero!

    Parabéns e sucesso!
    Abraços, Marcela Pereira

    ResponderExcluir
  28. me fomei recentimentimente em pedogogia estou louca para começar a atuar na minha profissão q somente exerci no estágio! adorei
    werika jassiara

    ResponderExcluir
  29. Parabens pelo blog. Pretendo mudar meu curso que estou fazendo que é na área da saúde para o curso de pedagogia. Se puder me mandar artigos ou livros.

    ResponderExcluir
  30. Adorei.Achei uma delícia a forma como esta história foi contada.Obrigada!estava precisando deste material para me direcionar.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  31. Vou fazer Pedagogia. Muito bom estar antenada sobre tudo desse Curso. Adoro! Desde pequenina venho sonhando com isso. rs

    ResponderExcluir
  32. oi sou daiane
    ...
    bom no começo eu tinha duvidas nessa area da da profissão..
    mais com o passar acabei me apaixonando pela area...
    hoje curso pedagogia...
    comecei a pouco tempo mais tou adorando.

    ResponderExcluir
  33. eхactly ωhere dο I buу this

    Hеre is my blog - Green smoke Coupons

    ResponderExcluir
  34. Duct tapes can be also created used on the impacted spots.
    For instance, you really should make confident that what you
    want to eliminate is without a doubt a tag.


    Stop by my web-site Dermatend scam

    ResponderExcluir
  35. adorei,,estou me formando em pedagogia..jaqueline

    ResponderExcluir
  36. a história da pegagogia me incentiva kda vez mas a amar ela..ñ é à toa ki stou me formando em pegagogia..Maely

    ResponderExcluir
  37. 2 – (1.0) Nossa educação moral, religiosa e cívica possuem reflexos da educação romana. Escreva um elemento que afirme a frase em questão.

    boa tarde , flor preciso de uma ajuda pra responder essa pergunta de um trabalho pode me ajugar ?
    meu email é.
    princesinhamaciel@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, tente estudar e prestar mais atenção nas aulas. Apenas leia um pouco, não faz mal, é sério!

      Uma questão simples e você não consegue responder? Tentou pelo menos?

      Um abraço!

      Excluir
  38. Mto bomm... Pois estou terminando o curso...e vou apresentar um seminário cuja o tema er a origem da pedagogia...ameiii

    ResponderExcluir
  39. ÓTIMO! PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ME DEIXOU MAIS AINDA VOCACIONADO.

    ResponderExcluir
  40. Estou cursando o curso e seu blogue é ótimo. ....

    ResponderExcluir
  41. Most sites add the images to make sharing the content more social media friendly but any o경산출장샵f the other platforms should be good for writing.

    ResponderExcluir

valew pela visita e espero ter ajudado. beijinhos e seja sempre bem vindo ao meu blog. aguardo a sua volta.