quarta-feira, 25 de junho de 2008

Aprendendo sobre pedagogia empresarial.


Você conhece pedagogia empresarial? Não?!!! Hahah eu conheço + ou - , + pra – do que pra + hahahah, haaaaaaaa mas eu tenho boas notícias, eu estou aprendendo , então pensei comigo que tal mudar um pouquinho o foco do blog para a empresa? É pois é, estou no 7° período da facul e estou fazendo habilitação em pedagogia empresarial, ainda não conheço muita coisa , mas se você não conhece nada de pedagogia empresarial eu tenho 2 notícias, uma boa e uma má . A má notícia é que eu só conheço um pouco + que você hahahhahaha, no stress, brincadeirinha!!! A boa notícia é que vou compartilhar tudo o que estou aprendendo com você aÊÊÊÊ gostou né ?!!! rs

Desde sempre, o pedagogo tem se caracterizado como o profissional responsável pela docência e especialidades na educação, tais como: Direção, Coordenação, orientação e Supervisão, entre outras atividades específicas da escola. Em outras palavras todo mundo acha que pedagogo é o que??? Me diga você: PROFESSOR, éééé eu sabia que você responderia isso também. Dificilmente, encontramos o profissional da educação desvinculado da escola propriamente dita e inserido em outras atividades, como empresas, mesmo que este trabalho refira-se à educação.

De modo geral o pedagogo é um estudioso das ações educativas que ocorrem em todas as vidas sociais, culturais e intelectuais do sujeito inserido em uma sociedade na qual ele contribui para o seu desenvolvimento. Agora repare só o nome do blog “pedagogia como forma de vida”, entende por que eu coloquei esse nome no blog?!!!
J
á passou a época em que o pedagogo ocupava-se somente da educação infantil, iiiii já era rs! Queremos +. A pedagogia hoje dispõe de uma vasta área de atuação, que inclui, além de instituições de ensino, empresas dos mais diversos setores.Lembre-se é necessário separar o que é escolar do que é educativo.

O pedagogo pode atuar em todas as áreas que requerem um trabalho educativo, mas apenas formar-se pedagogo não é suficiente, ainda + com a nova grade da pedagogia, quero lembrar a você que agora as habilitações em: pedagogia empresarial, gestão e orientação, só existiram em nível de pós-graduação, então para conquistar um cargo em uma companhia, é necessário buscar outros conhecimentos relacionados à educação corporativa, formação continuada , educação de adultos - por meio de cursos de especialização, gestão de pessoas, gestão de projetos ,mestrados doutorados e etc.

O curso de pedagogia ainda está muito voltado para a escola, porém observa-se que isso está mudando, as faculdades já estão revisando seus currículos, de modo que a formação de profissionais seja mais bem direcionada. Hoje, os alunos freqüentam estágios focados no trabalho em empresas, mas não saem das faculdades especialistas nesta área. Ainda é preciso analisar quais conhecimentos e habilidades específicas serão exigidas no curso para que não surjam problemas no exercício da profissão. “Este assunto requer muito estudo para evitar que o trabalho do pedagogo empresarial colida com o de outros profissionais, como assistente social ou psicólogo organizacional.”

Como não poderia deixar de ser, as funções desempenhadas pelo pedagogo dentro de uma companhia estão em constante movimento, já que são influenciadas por diversos fatores, como o desenvolvimento tecnológico, a competitividade e as exigências de mercado.pelo que vejo e estudo me parece que hoje as palavras de ordem dentro das organizações são: mudança e gestão do conhecimento.

Bom ficamos por aqui, será que deu pra dar uma iluminada? Não esquenta não, eu volto com muito + sobre pedagogia empresarial, afinal de contas eu fiz um trato com você, lembra? Vou dividir tudo o que eu aprender ok?



quarta-feira, 18 de junho de 2008

Estrutura do ato moral


O individuo só pode agir moralmente em sociedade, sendo assim a moral é uma consciência individual que se manifesta com sentido no âmbito social.

A estrutura do ato moral é composta pelo:

Motivo – aquilo que induz o sujeito a realizar algo,pode-se entender como aquilo que impulsiona a agir ou a procurar alcançar determinado fim.

Intenção ou fim: toda ação especificamente humana que exige certa consciência de um fim, ou antecipação ideal do resultado que se pretende alcançar.

Decisão pessoal: composta pela vontade ou livre arbítrio é caracterizada pela escolha de um fim.

Emprego de meios adequados: através dos meios realiza-se o fim escolhido e o seu emprego para obter assim o resultado desejado.

Resultado: o ato moral consuma-se no resultado, ou seja, na realização ou concretização do fim desejado.

Conseqüências: objetiva-se do resultado obtido, isto é, o modo como este resultado afeta aos demais.

Momentos emocionantes

Talvez esse seja um dos momentos + belos que passei na minha vida durante a faculdade ao visitar um orfanato de crianças abandonadas, pude ver em cada rostinho a carência de amor que essas crianças tem. Nesse dia eu e meu grupo de amigas fomos fazer um trabalho para a faculdade cuja a finalidade era promover um momento de lazer e vivenciar de perto a educação que crianças como essas tem recebido em condições tão precárias.


Resolvemos enfeitar todo o orfanato com o tema "Brasil" afinal de contas estávamos em ritmo de copa do mundo, levamos doces, bolo e muito + fizemos brincadeiras e distribuímos balas e pirulitos.

Um gesto tão pequeno para um problema tão grande, porém foi nesse gesto tão pequeno que conseguimos dar um pouco de alegria a crianças que não tem nada.


Sejamos como as crianças: com elas aprendemos a amar.
Elas são sinceras amam desinteressadamente. Sabe....nem tudo esta perdido , são momentos como esses que fazem toda a diferença na vida de um educador, são esses momentos que nos motivam a lutar por um Brasil + justo e + humano.



Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria,e, só um povo sábio pode mudar seu destino.

(Samuel Lima)

A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela t pouco a sociedade muda.

(Paulo Freire)


sexta-feira, 13 de junho de 2008

CONSTRUTIVISMO

Objetivamente entendemos o construtivismo como a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Segundo Piaget, o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento, nem como simples registro de percepções e informações. O conhecimento é conseqüência das ações e das interações do sujeito com o objeto de conhecimento, seja do mundo físico, seja do mundo da cultura. É uma construção que vai sendo elaborada desde a infância.

O construtivismo na Educação é a forma teórica ampla que reúna as várias tendências atuais do pensamento educacional. Tendências que têm em comum a insatisfação com um sistema educacional que teima (ideologia) em continuar essa forma particular de transmissão que é a Escola, que consiste em fazer repetir, recitar, aprender, ensinar o que já está pronto, em vez de fazer agir, operar, criar, construir a partir da realidade vivida por alunos e professores, isto é, pela sociedade. A Educação deve ser um processo de construção de conhecimento ao qual ocorrem, em condição de complementaridade, por um lado, os alunos e professores e, por outro, os problemas sociais atuais e o conhecimento já construído.

Portanto,conclui-se que o Construtivismo é uma idéia; melhor, uma teoria, um modo de ser do conhecimento ou um movimento do pensamento que emerge do avanço das ciências e da Filosofia dos últimos séculos. Uma teoria que nos permite interpretar o mundo em que vivemos. No caso de PIAGET, o mundo do conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento. Construtivismo não é uma prática ou um método; não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem; não é um projeto escolar; é, sim, uma teoria que permite (re)interpretar todas essas coisas, jogando-nos para dentro do movimento da História - da Humanidade e do Universo. Não se pode esquecer que, em PIAGET,aprendizagem só tem sentido na medida em que coincide com o processo de desenvolvimento do conhecimento, com o movimento das estruturas da consciência. o chamado Construtivismo, como corrente pedagógica contemporânea, talvez represente a síntese mais elaborada da Pedagogia do século XX, por constituir-se em uma aproximação integral de um movimento histórico e cultural.


quinta-feira, 12 de junho de 2008

SOFTWARES EDUCACIONAIS


VOCÊ TEM DÚVIDAS SOBRE AS MODALIDADES DE SOFTWARE EDUCACIONAS?


Aqui está uma listinha para você professor.

MODALIDADE TUTORIAL

Este software funciona como “professor substituto”. O computador apresenta certo material de uma dada disciplina, o aluno responde, o computador verifica a resposta na hora e segundo os resultados da avaliação, determina os passos seguintes.


MODALIDADE DE EXERCÍCIO OU PRÁTICA

Apresenta problemas de uma área determinada para ser resolvido pelo aluno; verificam as respostas, podem dar exemplos de ajuda e mantêr um registros da quantidade de respostas corretas e incorretas.
Com esta modalidade podem-se trabalhar temas tais como: as capitais dos países do continente americano; os elementos da tabela períodica; os nomes das partes do corpr humano; resolução de operações algébricas.

MODALIDADE DEMONSTRAÇÃO

Permite ao aluno visualizar na tela situações encorporadas ao objeto; oferece a possibilidade de incluir uma ou mais variáveis de um determinado processo, como por exemplo, queda dos corpos, consequência de situações, mudança do tempo, ativdades de uma pessoa, etc.

MODALIDADE SIMULAÇÃO

Esta modalidade apresenta artificialmente uma situação real e faz um extenso uso de meios gráficos e interativos. Mediante a simulação podem ser representadas situações na quais se necessita temperaturas muito altas ou muito baixas, experiências com equipamentos dificilmente acessíveis (equipamentos de física), situações perigosas ou difícil de ter acesso, variações no tempo (por exemplo, aceleração do crescimento de uma planta).

MODALIDADE JOGO
Esta modalidade, inicialmente tem o intuito de aproximar os meninos, meninas e adolescentes aos computadores, já que geralmente alguns tiveram contato com os video games e outros, diariamente.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Planejamento ( poesia)

Planos e planos

Planos e planos, eis o que faço.
Sou um pescador de mim.
Isco-me todos os dias.
Garimpo as minhas idéias,
As minhas vontades. Escolho, separo,
Reparo, rearumo, desarrumo, mudo o rumo,
Começo tudo outra vez.
De novo, sempre, necessariamente.
Dia a dia.
Hora à hora.

Planos e plano eis, o que faço,
E às vezes acho que planejamento
De nada é válido.
Tudo tem que ter um toque de improviso,
Que nem aviso, que chega e pronto.
No entanto planejar é preciso e eu preciso
Planejar para não planejar a vida.

Planos e planos, eis o que faço.
Nos descaminhos do mundo.
Nas esquinas universais.
Usar apenas á lógica pode ser lógico,
Mas não essencialmente seguro.
Transdicisplinaria os caminhos.

Planos e planos, eis o que faço.
Dou forma à previsibilidade.
Entender necessidades e vontades,
E imaginar como elas podem ser
Alteradas em diferentes situações.
A vida vivida de rascunho,
Não dá para passar a limpo.
Planejar é preciso mesmo
Que seja do infinito.
Autor(a): Evelyn Almeida Ramos